..

 

  Biografia resumida  
 
"Luiz Henrique Rosa nasceu em 25 de novembro de 1938, na cidade de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina. Filho primogênito do casal Raulino e Alice Rosa, ganhou mais tarde outras sete irmãs. Ainda pequeno, viveu em Lages e São José, onde conheceu seu companheiro inseparável por toda a vida: o violão.
 
 
Aos 11 anos veio com a família para Florianópolis, lugar que adotou desde o início e homenageou até as últimas canções. "Foi amor à primeira vista", costumava dizer, como relata o escritor, jornalista e amigo de Luiz Henrique, Raul Caldas Filho. Conta-se por aqui, que Luiz Henrique foi o primeiro a se designar "manezinho da Ilha" com orgulho.
 
Até então, a denominação dada aos nativos era considerada pejorativa. A Música, desde o início, foi a sua principal forma de expressão. Mas não a única. Luiz Henrique também tinha grande vocação para o desenho.
 
Aos vinte anos, Luiz Henrique começou a trabalhar na rádio Diário da Manhã, na época uma das melhores do sul do país. Depois de um tempo, já tinha seu próprio programa na emissora, onde tocava suas composições e os sucessos da época, como Pat Boone, Nat King Cole, Elvis Presley, Billy Eckstine, entre outros. Seu estilo ritimista já antecipava a "bossa nova", que dava os primeiros passos no Rio de Janeiro com Tom Jobim e João Gilberto. Antes de compor as estimadas 200 canções, Luiz Henrique também tocou em festas, bares e bailes. Em 1960, o pianista gaúcho Norberto Baldauf convidou-o a fazer parte do seu conjunto, do qual também fora integrante a consagrada Elis Regina, antes de despontar para o estrelato. Com este grupo, o cantor excursionou por todo o sul brasileiro, por cerca de um ano.Em 61, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se apresentou em diversos nightclubs, no célebre Beco das Garrafas, em Copacabana, e onde também gravou seu primeiro disco. Um compacto com duas músicas: Garota da rua da praia e Se o amor é isso, composições em parceria com Claudio Alvim Barbosa (Zininho), o poeta e autor do Rancho de Amor à Ilha. Em 63, quando gravou seu primeiro Lp,A Bossa Moderna de Luiz Henrique, conquistou as paradas de sucesso em todo o país com as canções: Sambou, sambou; No balanço do mar e Vou andar por aí.

Em 65, no auge da bossa nova no Brasil, Luiz Henrique parte para os Estados Unidos, na onda dos brasileiros que estavam fazendo a vida por lá. Em Nova York, conviveu com grandes músicos norte-americanos como Stan Getz, Oscar Brown Jr., Billy Butterfield, Bobby Hacket, entre outros. E com muitos brasileiros comoSivuca, Hermeto Pascoal,Walter Wanderley, João Gilberto, Airto Moreira.

 
Com estes grandes nomes, Luiz Henrique compôs e gravou muitas músicas, em diversos LPs.Foi também durante este período no exterior que conheceu

a atriz e cantora Liza Minelli. A forte amizade entre os dois trouxe a estrela para Florianópolis no carnaval de 79, a convite de Luiz Henrique. O músico permaneceu nos EUA até 1971, quando então voltou à sua amada Ilha. Em 1976, lançou seu último LP Mestiço, com faixas gravadas no Rio de Janeiro e em Hollywood.

 
 
Em 9 de julho de 1985, ano em que completaria 25 anos de carreira artística,Luiz Henrique morre num brutal acidente automobilístico, aos 46 anos. Como ele próprio dizia: 'a vida é mesmo assim pode estar no começo e estar chegando ao fim'"

 

........